English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 4 de outubro de 2009

Quando comecei a emagrecer, tive que começar pela alimentação, por estar muito acima do peso, poderia estragar o joelho, desenvolver problemas de coluna ou ter um problema cardíaco se pegasse pesado com exercícios.
Acontece que num geral os regimes são chatos, pobres em nutrientes o que me deixava triste e abatido. Até emagrecia, mas com tantos inconvenientes era comum eu querer compensar depois minha tristeza sofrida comemorando, assim sempre engordava mais uma vez.
Havia outro fator, até recentemente eu era casado e em casa quem cozinhava era eu. E depois era eu o que lavava e guardava. Na verdade esse ponto foi determinante na mudança de minha alimentação. Precisava de uma comida que não sujasse fogão ou usasse muita louça. Comecei a pensar em comidas práticas e fáceis. Não havia de início o propósito de emagrecer, mas o intento de “não sujar o fogão”.
Percebi muito rapidamente que toda fritura enchia o fogão de gordura. Fosse bife ou batata frita, eu sempre precisava tirar a gordura. Cortei fritura. Nem lingüiça, nem bife ou batata frita poderiam existir no meu cotidiano.
Tinha muito pouco tempo pra mim, fazia faculdade (ainda hoje faço), cursos fora (tipo GTR...) e não podia ficar muito tempo “na cozinha”. O fato de eliminar toda fritura deu-me mais tempo uma vez que meu fogão quase não sujava mais. Assim nasceu a “dieta do fogão limpo”, criada por mim que quase nada sei de nutrição, mas que me daria mais tempo pra “mim mesmo”.
Esta preocupação me fez começar a pensar no que eu ia comer, planejando minha alimentação, como minha “dieta” precisava ser gostosa, me preocupei primeiro com outras maneiras que de preparar o que gosto de comer.
Precisava de uma idéia não gordurosa para lingüiça, bife..Encontrei no Condor uma forma redonda, do tamanho de uma pizza com um buraco no meio na parte de baixo para a chama. Prática, com uma grelha circular, põe-se água sob a grelha e o alimento que se queira assar. Esta forme me possibilitou comer o que gostava sem sujar o fogão. E de uma maneira mais saudável e menos calórica. Só com esta alteração metodológica já comecei a perceber que não era só a gordura do fogão que eu estava deixando pra trás, mas também a minha.
Isso me deixou muito feliz, embora a redução fosse muito pequena, era real e conseguida sem nenhum esforço, foi uma gostosa surpresa ver que além de mais tempo tinha menos peso.
Para que minhas comidas não me deixassem com medo de deixar “alguma coisa faltando” e isso fundamentar alguma fome psicológica complementei com os nutrientes que eu achava necessários, assim em caso de fome interpretava como “gula”.
Nunca me neguei ao direito da gula, mas precisava de algo não “acumulativo” para saciar minha truculência. A substância destinada a saciar gula precisava atender aos mesmos princípios do almoço/janta, e precisavam estar prontos e disponíveis pra quanto eu quisesse, mas a prioridade neste caso é que não fossem muito gostosos (nessa de comer porque estava gostoso sempre comia mais e se era gula..) e *“extrusivos”, classe essa que explico melhor depois.
Emagrecer funcionou como uma motivação extra e comecei a pensar em outras formas de não sujar o fogão e emagrecer. Como eu não era muito adepto de comer vegetais, precisei “vesti-los” de coisas gostosas (carne, lingüiça e massa!) para me acostumar.
Aqui te exponho alguma parte do meu “cardápio”, são comidas que sustentam, emagrecem, são práticas, rápidas, fáceis, não sujam muita louça mas que sobretudo não sujam o fogão.
Hahahahah

Risoto básico
Arroz (óbvio) um tanto de “um prato de arroz normal.Ralar cenoura e abobrinha e misturar ao arroz. Temperar com queijo parmesão.Acompanha carne(assada) e salada.
Amanha deste risoto é que ao acrescentar fibras, no caso da cenoura e da abobrinha ao carboidrato, isso fará com que você coma um alimento mais facilmente digerível, além de comer 2 carboidratos brancos como no caso de arroz e feijão. Substituindo o segundo carboidrato por fibra.
Porque por o mesmo tanto de arroz? Vai dar mais comida... mas se sobrar você tem um alimento rico em fibras, vitamina e proteína pronto pra comer e praticamente sem gordura.

Costela Assada com lingüiça Super Prática
1k de costela em gomos, 1 kg de lingüiça e só. Nada mais. Colocar a costela na panela de pressão com a gordura pra baixo (as mais gordas no fundo da panela).intercalar, primeira camada de costela, segunda de lingüiça, outra de costela e outra de lingüiça por cima. Alternando as camadas.
Por em fogo baixo por 40 minutos. Delicie-se.. Vai estar assada, soltando do osso... sem gordura, sem muito sódio, sem nem sujar o fogão ou esquentar a cabeça com o preparo.

Lasanha de chuchu
Substituir a massa da lasanha por fatias de chuchu cozido e usar menos queijo.

Nenhum comentário: