English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

A energia provinda do Sol é inesgotável?

Não, um dia essa energia acabará. O nosso Sol assim como as estrelas empregam um sistema curioso para gerar energia: constroem átomos pesados a partir de átomos mais leves. A luz e o calor que emitem é um simples resíduo do esforço empregado na construção. Todos os elementos conhecidos, tais como ferro, o oxigênio, o ouro ou o urânio, nasceram dessa forma.
O Sol é um astro de segunda ou terceira geração pois muito provavelmente ele surgiu dos restos de outra estrela.
Essa hipótese decorre de um fato simples: o Sol contém átomos muito pesados, como o urânio, que se constituem apenas quando uma estrela morre.

Nesse caso o "reator" estrelar, tendo usado todos os átomos leves que possuía, já não gera o calor e a luz que serviam para conter sua própria gravidade. Assim, o velho astro desmorona sobre si. A pressão interna se eleva a níveis fantásticos e mesmo os átomos mais pesados podem se formar. A produção de energia é tão grande que destroça a estrela numa explosão. Os seus gases lançados no espaço poderão formar novas estrelas.
Dentro de 5 milhões de anos, ao esgotar o combustível do nosso astro maior, o Sol, haverá um excesso fatal de produção energética.
O Sol inchará como um balão, engolindo gradualmente os planetas mais próximos.
De amarelo, como é hoje, o Sol passará para laranja, depois vermelho.

Um comentário:

Anônimo disse...

adorei seu conceito me ajudou muito obrigado...
obrigado.hypesmo