English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 4 de outubro de 2009

História da Educação I

OS DESAFIOS DA CIÊNCIA

Júlio César Galhardo de Siqueira
Prof. Sidnei Schleifer Taveira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Geografia / licenciatura (GED 0611) História da Educação
06/03/08



RESUMO
O texto objetiva apresentar um panorama do movimento cultural e científico conhecido como Renascimento; abordando a educação deste período.

Palavras-chave: Educação no Renascimento; humanismo.

1 INTRODUÇÃO

O Renascimento cultural na Europa Ocidental é considerado elemento fundador e diferenciador do início dos tempos modernos. As transformações no aspecto cultural vividas pelos renascentistas trouxeram um novo posicionamento humano frente às mudanças de caráter sócio econômicas da época. Assim, a educação no período passou a corresponder as mudanças no plano cultural, desvalorizando as concepções predominantes do ensino Medieval e, apresentando uma nova pedagogia.

2 A Educação no Renascimento

O Renascimento Cultural iniciado nas cidades mercantis da Itália ocorreu sobretudo, pelo desenvolvimento do comércio que floresceu nestas regiões do Mediterrâneo, em contato com as rotas comerciais do Oriente. A burguesia enquanto elemento dinamizador deste movimento, foi a principal responsável por patrocinar a produção artística da época. Interessada enquanto classe em defender uma visão de mundo centrada no homem, diferentemente da nobreza que valorizava os ideais cavaleirescos, a vida nas cortes e a visão teológica do mundo. Para a burguesia em ascensão não interessava mais a sociedade estamental das três ordens, típicas da visão de mundo medieval e defendida pela Igreja Católica. A ética que passa a nortear o pensamento renascentista funda-se no individualismo, na capacidade humana de traçar seu próprio destino, não dependendo mais da roda da fortuna.
O pensamento renascentista caracterizou-se por redimensionar o homem no centro do universo, (antropocentrismo), pela busca de explicações racionais de todas as coisas. É neste sentido que as artes e a filosofia expressadas neste momento trazem a tona o pensamento clássico Grego e Romano “O Homem é a medida de todas as coisas das que são enquanto são e das que não são enquanto não são” (Heráclito de Éfeso). Também percebe-se neste período a retomada dos estudos filosóficos de Platão, já que o Aristotelismo tinha sido a base do pensamento da Patrística Medieval. Os pensadores ou filósofos Renascentistas, como Picco de La Mirandola, que escreveu 900 teses querendo demonstrar a superioridade humana em relação aos anjos, ou no mínimo que o homem não deve se considerar posto em uma hierarquia onde anjos são superiores. É o antropocentrismo lutando contra o pensamento medieval.
É ainda no plano científico que os renacentistas estão focados em desmitificar as concepções em vigor. Francis Bacon, na Inglaterra, Galileu Galilei, Descartes, Nicolau Copérnico, foram exemplos de pessoas que trouxeram uma nova metodologia à ciência, fundando uma perspectiva científica baseada na observação e sistematização dos resultados observados, a ciência moderna. No campo educacional estas transformações passam a serem realizadas dentro das Universidades Européias, onde o estudo do trivium medieval (gramática, retórica e lógica), cedem espaço para o florescimento de novos, ou nascentes campos do saber.
O pensamento pedagógico Renascentista influenciou diretamente a educação através da teoria heliocêntrica, defendida por Copérnico (1473 - 1543), contrapondo um fundamento defendido pela Igreja Católica e invertendo humanamente a ordem do Universo. As grandes navegações do séc. XIV, que deram origem ao capitalismo comercial foram responsáveis, através do contato com outras civilizações até então desconhecidas, como os Astecas e Maias da Mesoamérica, pelo desenvolvimento dos conhecimentos antropológicos. Surgia face ao homem europeu o embate direto com culturas completamente diversas, o outro. As aventuras do Alemão Hans Staden entre os Tupinambás do Brasil tiveram ampla circulação nas cortes da Europa, difundindo modos de vida (antropologia). Não devemos deixar de mencionar a invenção da imprensa por Gutemberg, facilitando a impressão das idéias que passaram a circular numa velocidade então desconhecida. A educação Renascentista visava a formação do homem burguês, valorizando a razão humana como elemento capaz de transformar.


3 CONCLUSÃO
O Renascimento entendido como movimento cultural e científico na Europa Ocidental, teve profundas repercussões na Educação praticada no período. A Visão teológica predominante da Idade Média, passa a partir de entã6 a ceder es


4 REFERENCIAS

Conhecimento científico . Disponível em : http://pt.wikipedia.org/wiki/Conhecimento_cientifico. Acesso em 30 jan. 2008.

Nenhum comentário: