English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 4 de outubro de 2009

Hexacosioihexecontahexafobia

Hexacosioihexecontahexafobia é o nome dado ao medo do número 666. O temor vem da crença nas implicações malignas do Número da Besta, citado no Apocalipse de São João 13:16a18. Devido às implicações proféticas do livro, muitos vêem como algo a ser evitado, uma superstição.

Hexacosioihexecontahexafóbicos tendem a evitar não somente o número 666, mas também, em casos mais raros, qualquer coisa que lembre este número, como a fracções como 8/3, ou 665, ou somas que lembrem este número. Muitos viam com reservas o dia 6 de junho de 2006, acreditando que algo poderia acontecer.

O mais famoso caso de Hexacosioihexecontahexafobia foi o de Ronald e Nancy Reagan, quando mudaram o número de sua casa em Bel Air de 666 para 668.

O estudioso de fenomenos religiosos John Kirsch, desenvolveu um estranho pavor pelo número da besta, o 666. Passou anos estudando essa sua estranha aversão a este, depois de vários anos de pesquisas e de entrevistas com pessoas que possuíam este mesmo medo, o norte-americano (que leva o mesmo nome do discípulo de Jesus que começou com a polémica do número) concluiu que este era um distúrbio estranhamente comum, uma espécie de fobia, a qual baptizou de Hexacosioihexecontahexafobia.
Meses após a descoberta da doença, John Kirsh foi internado num hospício ao sul de Ohio, seu estado natal, onde permaneceu até a sua morte, no dia 6 de junho de 2006.

Nenhum comentário: