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domingo, 4 de outubro de 2009

Nutrição, Higiene e Saúde II

A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA PARA A FORMAÇÃO DE BONS HÁBITOS ALIMENTARES

Júlio César Galhardo de Siqueira
Prof. Davi de Miranda
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Geografia (GED 0611) – Nutrição, Higiene e Saúde
11/03/08


RESUMO

A escola desempenha papel fundamental na formação dos hábitos de vida e da personalidade da criança, sendo que ocupa praticamente um terço da vida ativa do escolar. As escolas devem oferecer alimentação equilibrada e orientar seus alunos para a prática de bons hábitos de vida. As conseqüências principais da alimentação inadequada no período escolar podem ser caracterizadas como alterações do aprendizado e da atenção. A criança adequadamente nutrida pode apreender melhor os conhecimentos de informação e possui melhor capacidade de discernimento e interação pedagógica. Crianças com bons hábitos alimentares formarão jovens e adultos mais conscientes e preocupados em fazer refeições e lanches saudáveis.

Palavras-chave: Escola; Alunos; Alimentação.



1 INTRODUÇÃO

A escola desenvolve um papel fundamental na formação de qualquer ser humano, tanto cultural quanto intelectualmente, além de interferir positivamente na construção do caráter e dos valores éticos que levam à constituição da cidadania. Algumas instituições de ensino vêm ultrapassando esse papel primário, preocupando-se, entre outros aspectos, com a saúde e a qualidade de vida de seus educandos e, por isso têm aberto espaço para a atuação de profissionais de diferentes áreas da saúde, entre os quais, os nutricionistas. Dentro de uma escola, o papel do nutricionista é colaborar com seus conhecimentos para que se garanta uma alimentação saudável, da maneira a prevenir problemas nutricionais, além de melhorar e recuperar a saúde das pessoas.

O papel que a escola desempenha na formação de hábitos alimentares é muito importante, visto que é nesse ambiente que substancial proporção de crianças e adolescentes permanecem por expressivo período de tempo diário. Contudo, os programas de educação nutricional devem ir além das atividades em sala de aula. É fundamental que a escola propicie condições de concretização dos conceitos relativos ao tema, apresentados aos alunos.

O ambiente escolar é um importante local para a formação de bons hábitos alimentares e
a educação nutricional, é também fundamental na formação dos hábitos de vida e da personalidade das crianças. Por proporcionar um ambiente favorável à vivência de saberes e sabores, o educador pode/deve favorecer a construção de uma relação saudável da criança com o alimento, através de atividades recreativas, incluindo canções, desenhos, histórias, teatro de fantoches e brincadeiras, propõe-se que, o conhecimento sobre o processo de saúde seja construído por cada aluno pela ação compartilhada com outros.

Como aprendizado, percebemos que informações básicas sobre saúde e nutrição transmitidas de maneira simples e atraente para a criança, afetam a sua própria maneira de viver, e as faz também portadora e transmissora dessas informações para seus pais e para a comunidade onde está inserida.

Os hábitos alimentares, adequados ou não, são formados até os 2 anos de idade, e serão os mesmos por toda a vida do indivíduo, se não houver preocupação em mudá-los, “a família, e a escola, devem ser orientadas sobre as diferentes fases do comportamento alimentar da criança, bem como observar as mudanças no apetite.”(MARCONDES, 2002.p.179).

Tendo em vista a reeducação alimentar, os hábitos inadequados devem ser revertidos e os bons hábitos incentivados, pois os conflitos alimentares podem persistir se alguma atitude não for tomada. Esta tarefa não é apenas dos pais, uma vez que a criança vai crescendo, ganhando espaço e formando sua opinião sobre muitos fatos e entre eles, a sua alimentação, mas também da escola, professores, amigos e meios de comunicação.

Pela falta da educação nutricional, a criança deixa de ingerir certos alimentos importantes para a sua saúde e crescimento, não tendo consciência da gravidade desta ação, preferindo comer alimentos como doces, que além de serem de valor nutricional questionável, ainda são grandes causadores de cáries. A educação nutricional tem grande importância no esclarecimento tanto da população, quanto da criança em suas escolhas alimentares, mas principalmente na orientação dos pais.

A má alimentação pode ter sérias conseqüências para a criança em idade escolar. Por exemplo, a criança pode ficar facilmente fatigada (cansada), incapaz de participar completamente das experiências de aprendizagem e perder aulas por estar freqüentemente doente. Vários estudos têm documentado o efeito negativo da má alimentação no desenvolvimento intelectual da criança, outros identificaram que a criança que vai para a aula sem tomar café da manhã, tende a ser mais inativa e irritável.


2 COMO PREPARAR UM LANCHE SAUDÁVEL E EQUILIBRADO

O que acostuma acontecer, é a criança trazer para o lanche na escola, alimentos pobres em nutrientes por serem estes os mais práticos, como por exemplo: refrigerantes, salgadinhos, doces, etc. Aqui algumas sugestões para tornar o lanche mais saudável, gostoso e prazeroso:

· Sanduíches, pães, bolos,tortas e doces assados;
· Produtos a base de fibras: barras de cereais, cereais matinais, pães e biscoitos;
· Sucos de polpa de frutas ou natural;
· Bebidas lácteas, vitaminas de frutas;
· Frutas, a mais prática que podem ser consumidas com casca, ou cuja casca possa ser retirada com facilidade (maça, banana, pêra, etc.).


3 CONCLUSÃO


Promover a capacitação dos educadores e profissionais responsáveis pelo preparo da alimentação escolar e incentivar a pesquisa de materiais e métodos educativos, são ações importantes para formação de bons hábitos alimentares. A manutenção de uma alimentação saudável é importante desde a infância, justamente por formar melhores hábitos alimentares. Os familiares e a escola são muito importantes nessa idade, pois é por meio deles que a criança passa a conhecer novos alimentos. A alimentação escolar requer consciência e responsabilidade.

Desde cedo, as crianças estão atentas ao mundo em seu redor. Aprendem tudo com facilidade. Suas primeiras refeições são determinantes para formar seus futuros hábitos alimentares, além de garantirem condições de saúde para crescerem e se tornarem adultos que saberão fazer escolhas mais saudáveis.


4 REFERÊNCIAS


MARCONDES, A. Pediatria Básica. São Paulo: Sarvier,2002.p. 179.

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