English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 12 de março de 2010

Robô facilita rotina de idosos que moram sozinhos

A empresa francesa de tecnologia Robosoft acaba de apresentar o Kompaï, um robô criado para facilitar a rotina de idosos que moram sozinhos. O sistema do Kompaï permite interação entre o robô e seu dono.

Entre outras funções, o assistente pessoal cibernético consegue receber ordens e responder a algumas perguntas que o idoso possa ter. O Kompaï também é equipado com uma tela sensível ao toque (touch screen), em que ficam disponíveis, além de acesso à internet, várias funções para sua operação. O ser humano que conta com a ajuda do equipamento pode, por exemplo, fazer ligações telefônicas para seu médico pessoal.

O idoso nem precisa se preocupar em caminhar até o Kompaï quando precisar de algo, já que o robô é programado para reconhecer toda a planta da casa onde vive e se move de maneira independente.

O robô está em fase de testes e ainda não há data para produção e comercialização. A empresa responsável por sua criação diz que para a próxima versão do “assistente pessoal” são estudadas ferramentas de interação como reconhecimento de expressões faciais.

Confira no vídeo abaixo o Kompaï "trabalhando".

Nenhum comentário: