English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Mesmo atolado em Marte, robô Spirit faz nova descoberta

O jipe robótico Spirit, da Nasa, está conseguindo produzir ciência mesmo depois de passar mais de seis meses com as rodas atoladas no solo de Marte, afirma a agência espacial americana.


Imagem da Nasa mostra braço da sonda espacial Spirit, que está atolada em Marte
Imagem da Nasa mostra braço da sonda espacial Spirit, que está atolada em Marte

Segundo o geólogo Ray Arvidson, da Universidade Washington em Saint Louis, o movimento das rodas do aparelho revelou camadas do solo marciano que a equipe ainda não tinha conseguido estudar.

O movimento foi programado pelo controle da missão na tentativa de livrar o robô de seu atoleiro, de acordo com a Nasa.

Os minerais assim expostos estão carregados de enxofre e podem ter se formado em antigos vulcões subaquáticos --ambientes favoráveis à existência de vida no planeta.

A sonda se prendeu em junho deste ano --o problema se devia ao fato de que uma rocha na parte inferior do veículo (que tem o tamanho de uma lavadora doméstica) impedia que outras rodas se assentassem sobre a superfície. Além disso, a roda anterior direita seguia inutilizada.

No entanto --longe de ser um inconveniente--, o local onde o Spirit se encontra, batizado como "Troia" pela Nasa, é uma "bênção" para os cientistas, porque possibilita a reunião de boas informações sobre o ambiente do planeta.

23/12/09
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u670450.shtml

Nenhum comentário: